quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Congresso Nacional de Direito Público



Entre os dias 6 a 9 de setembro de 2011, Maceió sediará um dos maiores e melhores Congressos do Brasil. Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, "é o maior Congresso do País, depois da Conferência Nacional da OAB."

Fui testemunha do seu início, há 9 anos, quando meus amigos de turma, Hermann Braga, Gabriel Ciríaco e Cleantho Rizzo, sempre preocupados com os rumos do nosso país e a construção de uma sociedade justa, idealizaram o primeiro Congresso de Direito Público, enquanto acadêmicos de Direito, mas já conhecedores de inúmeras personalidades jurídicas nacionais, a exemplo de Damásio de Jesus que, no auge de sua carreira, concedeu uma entrevista para eles em um trabalho acadêmico de Direito Penal, ainda no segundo ano da Faculdade.

Naquela época, Maceió era um cantinho isolado do Nordeste, onde nenhum jurista de renome de outro Estado ousava pisar. Os estudantes de Direito conheciam todos os palestrantes por nome, mas nunca os tinham conhecido. Os coordenadores do Congresso mudaram esta realidade. A cada novo palestrante, uma surpresa para os estudantes: “afinal, esta é a famoso Ada Pellegrini Grinnover”. Destaque-se que, diferentemente dos dias atuais, não havia naquela época a pesquisa de imagens no Google, nem os cursos à distância, que tornam o contato com os professores e autores conhecidos nacionalmente muito próximo.

O Congresso era aguardado ansiosamente por todos os estudantes, pois era a única forma de ouvir, tirar fotos e conversar com os ídolos jurídicos. Com certeza, também era aguardado ansiosamente pelos novos descobridores de Alagoas: os próprios palestrantes, encantados com as belezas naturais, a comida, a receptividade do nosso povo e com a descoberta de talentos jurídicos locais.

O Congresso já começou grande, no maior auditório de Maceió à época, o do Colégio Marista que, se não me falha a memória, comportava 550 pessoas. A maioria dos eventos jurídicos à época não passava de 100 pessoas. Com o tempo, foi ganhando dimensões internacionais. Lembro-me de ter ajudado a trazer para o VII Congresso, ocorrido em 2008, o jurista português Pedro Soares Martinez (na foto abaixo, do meu lado direito e, do lado esquerdo, Ana Cláudia Redecker, Professora da PUC/RS), que deu um show no encerramento do Congresso, juntamente com Francisco Rezek, cujas palavras durante sua palestra ficarão na minha memória para sempre.



Aliás, todos os palestrantes trazidos são escolhidos “a dedo” pelos organizadores, preocupados com a qualidade do evento.

Por tudo isto, em especial porque sei que será um evento que os marcará para o resto da vida, recomendo a todos a participação no IX Congresso Nacional de Direito Público.

Para os estudantes alagoanos que pensam que o Congresso é caro, lembrem-se que estarão presenciando as palestras dos maiores juristas de Direito Público da atualidade e que o único custo que terão é com a inscrição. Fora este Congresso, para que possam presenciar palestras deste nível, terão que viajar para fora do Estado, pagando transporte, hospedagem, alimentação e um valor de inscrição muitas vezes superior ao praticado neste Congresso.

Este ano o Congresso será especial para mim por mais um motivo: estarei lançando no dia 8/9/11, às 14h, meu livro: “Obrigações e cumprimento defeituoso”, pela Editora Juruá. Desde já, convido a todos para o lançamento.

Para finalizar, gostaria de parabenizar aos organizadores do evento, que hoje conta com a ilustre presença de Vagner Paes, por colocarem Alagoas no mapa dos maiores eventos jurídicos do país e mudarem nossa realidade.

Mais informações sobre o Congresso podem ser encontradas em: www.direitopublicomaceio.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário