quarta-feira, 19 de maio de 2010

Denúncia: "leite" Molico ActiFibras NÃO é leite!



Tive o maior choque na semana passada quando, lendo despretensiosamente o rótulo do "leite" Molico Actifibras, descobri que ele não é leite! Trata-se de composto lácteo.

O problema é que vem foto de um copo de leite, igual à foto do leite Molico real; ele é vendido na seção de leite, com preço de leite, anunciado pelos supermercados como leite, mas NÃO É LEITE!

Nesse caso, a Nestlé induz as pessoas a acreditarem que o produto é leite em pó e deveria ser proibida sua propaganda, assim como aconteceu ontem, também com a Nestlé, quanto à bebida Alpino Fast, que não contém chocolate Alpino, apesar de ter o mesmo nome e a mesma cor do chocolate e ainda trazer um bombom na embalagem.

Essa atitude da Nestlé pode se caracterizar como propaganda enganosa ou prática abusiva. No primeiro caso, por se enquadrar a situação no §1º do art. 37 do CDC, haja vista a informação contida no rótulo induzir em erro o consumidor a respeito da natureza e características do produto.

Também se enquadra como prática abusiva pois, pelo art. 39, IV do CDC, a Nestlé se prevalece da ignorância do consumidor para impingir-lhe um produto (composto lácteo).

14 comentários:

  1. concordo plenamenteeeeeeeeee com essa denúncia !!!

    ResponderExcluir
  2. ...e composto LÁCTEO não é um leite enriquecido ? Não vejo nada demais em tomar algo que nos faz bem para a saúde. Tomar leite na teta da vaca ou da cabra, que deve ser nojento, não sei qual você toma, tem tanto leite por aí... prefiro um alimento que foi tratado e tem registro no Ministério da Saúde. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, se o leite fosse realmente apenas enriquecido, você não acha que eles fariam propaganda desta característica dita por você como positiva? Assim como ocorre com os achocolatados e cereais, fonte de inúmeras vitaminas e minerais? Percebam que nos rótulos deste produto há uma afirmação expressa e em maiúsculo de que "COMPOSTO LÁCTEO NÃO É LEITE". Ora, se não é leite, porque induz o consumidor a pensar que é? Vejam que isto é grave, pois induziu você a pensar que é leite enriquecido. Isto só demonstra o quão vulneráveis nós estamos diante dos fornecedores que deveriam, no mínimo, explicar corretamente o que caracteriza um composto lácteo.

      Excluir
  3. A Lavínia Cavalcanti está corretíssima, quantas pessoas infelizmente consomem produtos nas prateleiras sem conhecimento do que estão comprando, aliás além de consumidores somos contribuintes, para que este produto estivesse na prateleira do hipermercado que, vende e só quer vender seus produtos.

    ResponderExcluir
  4. Minha tia sofria gravemente de osteoporose e medicamentos não resolviam. Fomos aconselhados a comprar pra ela este Molico Actifibras e hoje ela não toma mais remédios, só toma este produto e não tem mais osteoporose.

    ResponderExcluir
  5. nossa agora que vc descobriu? na embalagem esta bem claro que não é leite

    ResponderExcluir
  6. O que são as actifibras ? do que são formadas ? a longo prazo podem provocar danos a saúde ?

    ResponderExcluir
  7. Eu também caí nessa armadilha, pois etá escrito que não é leite com uma letrinha bem pequena escondida lá no canto. "Me engana que eu gosto", não com mais.

    ResponderExcluir
  8. DEIXAR DE CONSUMIR UM PRODUTO DE QUALIDADE SÓ PORQUE VOCÊ NÃO REPAROU NA LETRINHA MIÚDA; FALA SÉRIO. QUANTO AO COPO NA EMBALAGEM, AS EMPRESAS TÊM DIREITO DE ILUSTRAR SEUS PRODUTOS COM SUGESTÕES DE CONSUMO. E QUANTO A DIZER QUE A NESTLÉ SE APROVEITA DA IGNORÂNCIA DOS CONSUMIDORES, POR FAVOR!A INFORMAÇÃO ESTANDO NA EMBALAGEM JÁ É MAIS QUE SUFICIENTE. SE TODA EMPRESA TIVER QUE TOMAR MIL CUIDADOS COM OS ANALFABETOS, SEMIANALFABETOS E DESATENTOS QUE EXISTEM, NINGUÉM MAIS FAZ PROPAGANDA NESSE PAÍS

    ResponderExcluir
  9. gente alguem ae conseguio ler que ele é totalcálcio e rico em vitamina d? pois bem pra alguma coisa ele serve ja que contém calcio vai servir pros ossos então...

    ResponderExcluir
  10. Sem querer entrar no mérito da questão... Mas já entrando... confesso que mesmo não sendo leite puro, mas sendo um composto lácteo, não percebi nenhuma falha no sabor deste produto.
    E agora, sabendo das riquezas nutritivas que o compõe, vou adotar na minha refeição matinal( e até em outras). Tenho artrite e problemas de dificuldade na digestão.
    Depois que passei a tomá-lo, senti uma melhora consideravelmente.
    Se é leite ou não, isso não me importa. Minha saúde vale mais.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Os benefícios que este leite traz à saúde vale mais do que a discussão se é leite ou composto lácteo. Eu tive problemas intestinais sérios a ponto de quase precisar de uma cirurgia. Graças ao Molico ActiFibras hoje meus exames estão normais e meu intestino funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
  13. Os benefícios que este leite traz à saúde vale mais do que a discussão se é leite ou composto lácteo. Eu tive problemas intestinais sérios a ponto de quase precisar de uma cirurgia. Graças ao Molico ActiFibras hoje meus exames estão normais e meu intestino funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir